sábado, 21 de setembro de 2013

Crianças Em Concursos de Beleza.

Nessa madrugada (21/09) estava assistindo ao programa "Pequenas Misses" do canal Discovery H&H o programa acompanha crianças(a maioria meninas) que participam de concursos de belezas, até que uma coisa me chamou atenção durante a apresentação de uma menina de aproximadamente 4 anos. Enquanto a menina desfilava, jogava beijo e sorria para os jurados a mestre de cerimônias lia o perfil da menina, como o que ela mais gosta de fazer, qual era a sua música favorita essas coisas... (o perfil óbvio, escrito pela mãe da menina)então ela leu, "Seu sonho: casar com um homem rico". Oi????? Como assim??? Fiquei chocada! E eu não duvido que muitas dessas meninas quando adultas, procure realmente por homens assim. Eu fico pensando, quanto dessas meninas estão nesses concursos por que querem e pedem para participar de concurso, e quantas estão por causa um sonho frustrado da mãe, que idealiza na filha um sonho que ela própria não conseguiu realizar. Claro que pra uma criança é tudo lindo e maravilhoso, vestir um vestido de princesa, passar maquiagem, fazer penteados no cabelo, é tudo que as meninas adoram!! Mas será que isso é saudável?? Na minha opinião, fazer a sobrancelha, fazer bronzeamento artificial, usar cílios postiços, usar prótese dentária (é comum as crianças que estão trocando os dentes usarem pra esconder as "janelinhas") pra mim é tudo muito precoce. Sem contar que até o dia do concurso essas crianças são treinadas pelas suas mães ou até por pessoas pagas por elas, para desfilarem da maneira correta, treinar coreografias, vão ao salão fazer as unhas... Aí eu me pergunto, qual a hora que essas crianças fazem realmente coisas de criança?? Será que essa criança cresce aprendendo a respeitar as diferenças, ou vai crescer julgando as pessoas pela sua aparência? Será que uma criança de 3,4, 5 anos tem maturidade o suficiente pra ser julgada pela sua beleza? Como fica a cabeça dessa criança, que desce de um palco sem um troféu, uma coroa, ou uma faixa, porque as outras crianças foram julgadas mais bonitas que elas? Da muita pena de ver as menininhas de 3, 4 aninhos chorando porque não ganhou uma coroa também como as outras meninas... É por isso que eu acho que por trás dessas centenas dessas crianças que participam desses concursos todo ano, tem uma mãe que põe seus sonhos na frente da infância de suas filhas, que muitas das vezes realmente não aproveitam a infância como as outras crianças. Eu ainda não sou mãe, mas não gostaria de criar um filho nesse mundo de competições, principalmente de beleza. A final de contas, pra uma mãe, seu filho(a) é sempre a criança mais linda do mundO!

2 comentários:

  1. Com certeza existem muitas crianças que crescem sem o ensinamento por parte dos pais com relação ao respeito às diferenças. Isso ocorre principalmente porque os pais não tem essa característica. O texto é bem claro quando diz que por trás de tudo isso existe uma mãe frustrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso chega a ser triste, a menina cresce e vira uma mulher que super valoriza a beleza, mesmo que seja a única coisa que ela tenha pra oferecer...
      BjOks Erlon!

      Excluir

Minha lista de blogs